sábado, outubro 22

E o Rio de janeiro continua... o mesmo

Acabo de chegar no RJ. Serãoquatro noites intensas de vivência negriana. Anh!? É que o filósofo Antonio Negri já está na cidade. Inclusive hj saiu uma entrevista com ele no Globo. Lança hoje às 14h o livro Multidão em Nova Iguaçu, na periferia da cidade. Achei ótimo a idéia de realizar a sua primeira palestra no subúrbio da cidade. Tem um significado simbólico importante: ao invés do ar condicionado das livrarias de Ipanema, optou pelo calor úmido da exclusão. Bom, como estou no RJ e Nova Iguaçu é depois de Niterói vou me deslocar como de Vitória a Guaraparia de buzão... gostei dessa "subversão das polaridades" da turma organizadora do evento. Vou relatar as palestras do Negri no blog diariamente (exceto domingo, pois ele janta com o Gil e estou barrado desse evento).

Vou aproveitar para ir ao cine. Assistir Eros, de Antonioni e Sandenberg.

A dimensão digital vai ficar de lado, e vou fazer uma cobertura da política do digital, que Negri deve abordar.

E o RJ continua a mesma coisa: cachorro que morde gente, mortalidade de peixe devido à poluição das lagoas, traficante que invade os bairros nobres, etc etc etc... Só Negri salva...

quinta-feira, outubro 20

Flash Jornalismo

Uma tendência excelente no jornalismo: o flash jornalismo. Trata-se de apresentar conteúdos jornalísticos em linguagem flash, eliminado a idéia de página, que perdura há séculos. Hoje está sendo utilizado para disponibilizar especiais. A navegabilidade é excelente e focada em uma tema específico. No Brasil, o único jornal que adota essa linguagem é o Jornal do Commercio On Line, de Recife. Na Argentina, o Clarin. Alguns dizem que o Flash Jornalism é a quarta geração do jornalismo na web. Há até um livro online sobre o flash journalism.

quarta-feira, outubro 19

Conselho de Ricardo Kotscho

Em entrevista para o Observatório da Imprensa, o grande jornalista Ricardo Kotscho opina sobre o jornalismo de blog:

E o jornalismo de blogs?

R. K. – Eu acho ótimo. Eu gosto de jornalismo de todo tipo. Existe o bom e o ruim. Existem coisas bem feitas e picaretagens, nos blogs, nos sites, em todo lugar. É um novo caminho. Nunca poderia imaginar que fosse trabalhar na internet e minha principal atividade, hoje, é colaborar num site.

Por que o jornalismo de blogs é um novo caminho?

R. K. – Porque tudo é informação. Eu sou a favor da democratização da informação. Quanto mais gente estiver informando, mais gente está sendo informada. Mas não é tudo igual. O Noblat é um cara que, apesar de ser muito crítico ao governo e muitas vezes eu discordar dele, é um jornalista profissional que faz um trabalho profissional. E também há picaretas que, evidentemente, usam o espaço na internet para ganhar dinheiro, como existe na imprensa em geral, no Brasil inteiro.


Internet: constrói ou destrói reputações

Lembram da aula hj, quando falava que a Internet é o melhor meio para criar ou destruir reputações. Pois é, em matéria da Folha Online Informática de hoje, o lead é sobre as mentiras deslavadas que estão rolando na Net sobre o desarmamento. Uma delas é um texto assinado pela deputada e juíza Denise Frossard em que ela diz Não. Só que no website dela verifica-se que ela diz Sim. Um trecho da matéria:

" Outra corrente popular e igualmente mentirosa é a que traz um arquivo de áudio com a entrevista de um traficante chamado Xaxim. Durante a conversa com uma jornalista, ele diz que montou uma comissão pelo "sim" no morro do Dendê, no Rio de Janeiro. Mais tarde, o site de trotes Cocadaboa.com assumiu a brincadeira"

É mole!?



Dez erros mais frequentes em blogs

Li uma material bacana do Jacob Nielsen, o cara que mais saca de usabilidade. Ele aponta os dez erros mais grosseiros em blogs. Já vi que meu blog já tem alguns (ai, Deus!).

1. Não há biografia do autor. OK
2. Não há fotografia do autor. OK
3. Os títulos dos posts não descrevem seu conteúdo. OK
4. Os links não indicam claramente onde dão. Não tenho esse problema
5. Os posts mais lidos são de difícil acesso. Hum não sei
6. O calendário é a única forma de navegar nos arquivos. Ai ai ai
7. A freqüência de novidades é irregular. OK
8. Os assuntos de que trata são variados demais. Não tenho esse problema
9. Esquecer que você escreve para seu futuro chefe. Não tenho essa pretensão
10. Ter seu blog em um dos grandes portais de blogs. Ai ai ai. Confesso, sou dependente do Blogger


Nota 7 pra mim. Tô bem!

Splog, o spam do Blog

Tá aí uma pauta legal para o caderno de informática do impresso: o que é um splog? Hoje na aula abordamos que é um novo tipo de spam (mensagem indesejada), só que infecta os "comments" nossos de cada dia. A coisa é mais intensa no Blogger, do Google.

Pelo que li o splog é um robo de busca que tem como função enviar comentários (posts) nos blogs alheios. O problema é que o splog pode gerar uma praga se não for combatido, já que pode enviar não uma ou duas mensagens, mais milhões por dia. Isto acaba levando o sistema (Blogger, por ex) à sobrecarga, o que consequentemente, conduz a um custo a mais para quem vai baixar determinado blog.

Há uma matéria bacana no IDG sobre isto.

Para sexta

Na próxima sexta vamos entrar na discussão sobre o processo histórico de formação do jornalismo digital. Há um texto de referência na Xerox:

MIELNICZIK, Luciana. Sistematizando alguns conheciemntos sobre o jornalismo na web. In: MACHADO, Elias; PALACIOS, Marcos. Modelos de Jornalismo Digital. Salvador: Editora Caliandra, 2003

In té.

terça-feira, outubro 18

A doença do imaterial

Há um trecho no livro o Trabalho Imaterial, do Negri e Lazzarato, em que falam que em uma economia baseada no imaterial o corpo tende a se esgotar, à medida que, além da atividade manual, é requerido do trabalho sua força-invenção, a sua força-cérebro. O trabalho se torna envolvimento afetivo. De forma que agora é 'a alma que é posta a trabalhar". Deriva disto um corpo que sofre com as lesões advindas do trabalho repetitivo e as lesões advindas da aguidamento do trabalho psíquico (depressão, estresses etc).

Li hoje na Folha que há agor uma nova síndrome, batizada de "burn out" (queimar-se, desgastar-se). Acomete aqueles que se desgatam emocionalmente com o trabalho. Sério isto!

Semana de preparação

Essa semana estou me virando em muitos. Hoje dei aula e vim direto para minha bat caverna estudar. Mil coisas a fazer: aulas para dar e planejar, provas para corrigir, amigos para telefonar, trabalhos da Universidade para se envolver... além da minha gripe... E mais: na semana que vem participo de um debate no RJ. O filósofo Antonio Negri chega na cidade maravilhosa e, eu, como um bom negriano, participarei da caravana. O italiano vai dar uma palestra no dia 24, no Capanema, no Centro carioca. E eu participo de uma mesa sobre Governança Global das Redes e o Novo Direito Público do Trabalho Compartilhado.

Então esta semana estou preparando um paper provisório denominado O poder da comunicação das redes livres. Vou abordar o fenômeno wiki, jornalismo open source e wi-fi livre.

segunda-feira, outubro 17

Maratona de notícias

Genial idéia do site Wikinotícias. É a maratona de notícias. A idéia é superoriginal. NA primeira semana, vc tem de postar uma notícia no site. Na segunda, duas. Na terceira, três, assim sucessivamente. Ganha quem ficar por último. Detalhe: notícias que são traduzidas valem o dobro. Não vale notícia sem colocar a fonte.

Genial!

A estratégia da Google no Brasil

Não sei não. Em entrevista ao IDG, o CEo da Google, Alexandre Hohagen, afirmou que não é estratégia da empresa se tornar uma provedora de conteúdo no Brasil. UOl, Globo.com e Terra não estão acreditando em nada disto. Como se sabe, corre um boato que a Google quer comprar a AOL nos EEUU. O foco no Brasil então seria mostrar como a Google é uma ferramenta empresarial de negócios. Me engana que eu gosto!

Conforme matéria da Folha, o lance da Google vai ser vender links patrocinados. "Os links patrocinados --sua principal fonte de renda-- permitem, por exemplo, que uma loja de pianos apareça no site quando o internauta fizer uma busca por este instrumento. Os links patrocinados ficam no canto direito da página, e não se misturam com os resultados "verdadeiros" disponibilizados no site. A empresa planeja lançar outras possibilidades comerciais no Brasil, mas ainda deve definir com a matriz quais serão as novidades" (Folha)

domingo, outubro 16

Jornalismo Digital 3.0

Ótimo artigo, em formato wiki, do jornalista Juan Varela. O cara afirma que há três fases do jornalismo digital:

" Periodismo 1.0 es el que traspasa contenido tradicional de medios analógicos al ciberespacio; Periodismo 2.0 es la creación de contenido en y para la Red, sumando sus características de hipertextualidad, interactividad, multimedia, etc. Periodismo 3.0 es la socialización de la información periodística a través de una conversación virtual en la que los participantes intervienen en el propio mensaje"

É cheio de link para melhores aprofundamentos. Ótimo!

Os melhores Blogs Jornalísticos do mundo

Sempre há algum tolo que inventa premiação para alguma coisa. Como sabemos, toda premiação é injusta, de alguma forma. No entanto, para aqueles curiosos, a Deutsche Welle International Weblog International 2005 (uma espécia de oscar dos blogs) selecionou os melhores blogs jornalísticos (em português) do ano. Deixa de preguiça e dê um pulo lá para conferir.