sábado, abril 22

Orkut X9 (dedo duro)

Por um lado, uso o Orkut porque há excelentes comunidades, mas, por um outro, o vejo como uma tecnologia enorme de controle. Ontem percebi que o Orkut me possibilita ver quem (com nome e endereço) acessou o meu perfil. É como todos pactuassem em vigiar e ser vigiado. Todos provam do seu próprio veneno.

Me lembrei do texto de Foucault, Vigiar ou Punir, sobre a docilização dos corpos. Vamos nos adaptando tanto à disciplinarização do mundo que nos transformamos em corpos dóceis, incapazes de questionar a própria disciplina. Achei estranho a vigilância. Não gostei, até por que isso trai o princípio básico do anonimato que fundou a própria web, embora ser anônimo é cada da mais difícil.

Para quem quer curtir uma boa reflexão sobre o assunto, leia o post Internet nos dá um falso anonimato, do blog Tecnologicamente falando.

2 Comments:

At 12:29 PM, Blogger Vitor Taveira said...

eu desativei o meu tb
mas confesso que dá mó vontade de saber quem andou visitando o meu...
rsrs

 
At 2:56 PM, Blogger Fabio Malini said...

Não tinha pensado no profile fake... mas esta opção me dá preguiça... me canso em passar por um outro que não sou eu...

O lance então é desativar o poder do controle? Que coisa louca para pensar?

VAleu pelas dicas!

 

Postar um comentário

<< Home