Futuro do jornalismo digital
Sobre a fase que está o jornalismo digital:
Sobre a polêmica do "jornalismo cidadão":
Jornalismo Online. Jornalismo Digital. Impresso x Digital. Trabalho Imaterial. Blogs. Comunidades virtuais.
Parece esquisito, mas preferi traduzir Interaction Design por desenho da interação. É como os designers chamam as estratégias para proporcionar uma interatividade segura com os usuários em suas páginas.
- antecipação: um bom design sempre se antecipa aos desejos e necessidades dos usuários.
- daltonismo: cuidado com texto colorido. 10% dos aultos são daltônicos.
- consistência: ter estruturas visíveis (ícones, por exemplo) e invisíveis (é como aquela cachorinho da ajuda do world, é invisível, mas não é), atalhos teclados sempre funcionando, evitar a uniformidade, testar um design com a ajuda dos usuários etc.
- eficácia do usuário: busque a eficácia do usuário e não do computador.
Li no Folhaonline que o presidente da Oracle, Larry Ellison, disse que há uma visão muito romântica do que seja a comunidades open source e dodo software livre. Para eles, são comunidades que só sobrevivem por conta do financiamento das grandes empresas, como Oracle,IBM e Intel.
"Pensa-se que esses desenvolvedores contribuem do nada e não cobram por isso. Deixe-me dizer os nomes das empresas que desenvolvem Linux: IBM, Intel e Oracle. E não uma comunidade de pessoas que pensam que tudo deveria ser gratuito e livre. Open source não é um movimento comunista", disse para uma platéia de desenvolvedores.É uma questão que realmente toca o núcleo do debate sobre cultura livre ou open. É verdade que grandes empresas investem em pesquisas em códigos abertos. Mas isto não significa que a produção da inovação é produzida por conta dessa grana. É a velha tradição do capitalismo de se comportar como um vampiro.
Gostei da tecnologia divulgada no blog de Joh Udell. Trata-se de transformar o resultado de busca em linguagem do impresso (com título, subtítulo e lead). Sabemos que há dois modos distintos de buscar informação (online x print):
Dia do blogueiro Denken Ãoeber . Em um post bem legal, chamado de week-log, ele apresentou um série de blogs ou páginas com material interessante sobre internet publicados nas últimas semanas.
Adorei o post de Eduardo Arcos, em espanhol, do blog Alt1040. Com seis anos de experiência como blogueiro, ele sintetizou cinco erros mais comuns nos blogs:
Verdadeiramente um ótimo objeto de estudo: o creative commons. Já são 5 milhões de páginas que estão linkadas a alguma licença do Creative. E o wikipedia chega a 1 milhão de verbetes.
Eu ainda não recebi. Sei que muita gente também não porque usa pré-pago... Mas já circula na rede casos de usuários de telefonia de celular que estão recebendo spam nos seus aparelhos.
Tem gente que pensa que chat é terreno para o vale-tudo, desde é claro, que seja algo anônino. No Brasil isto já não é mais assim. O Supremo não aprovou o chat como comunicação sigilosa, como são as no telefone. Logo, aquela conversa que quase todo internauta fez, faz ou fazerá em certos chats podem ser provas contra quem tecla.