sábado, abril 22

Orkut X9 (dedo duro)

Por um lado, uso o Orkut porque há excelentes comunidades, mas, por um outro, o vejo como uma tecnologia enorme de controle. Ontem percebi que o Orkut me possibilita ver quem (com nome e endereço) acessou o meu perfil. É como todos pactuassem em vigiar e ser vigiado. Todos provam do seu próprio veneno.

Me lembrei do texto de Foucault, Vigiar ou Punir, sobre a docilização dos corpos. Vamos nos adaptando tanto à disciplinarização do mundo que nos transformamos em corpos dóceis, incapazes de questionar a própria disciplina. Achei estranho a vigilância. Não gostei, até por que isso trai o princípio básico do anonimato que fundou a própria web, embora ser anônimo é cada da mais difícil.

Para quem quer curtir uma boa reflexão sobre o assunto, leia o post Internet nos dá um falso anonimato, do blog Tecnologicamente falando.

quarta-feira, abril 19

Relembrando... Hoje tem o Grupo Cibercultura

Depois de o período se acomodar (no sentido bom do termo), volto a ativar o nosso Grupo Aberto de Estudos sobre Cibercultura. Tinha programado a volta para a próxima quinta, mas notei que é véspera de um novo feriado. Então anotem aí:

Somos livres na Cibecultura?
Prof. Fábio Malini (Depto. Comunicação - UFES)

Grupo Aberto de Estudos sobre Cibercultura

Quarta - 19/04 - 18h30 - Sala do Nexo (a nossa garagem)
CCJE - UFES


Mobilizem outras pessoas para participar (vou falar com os professores!). Pensei, neste semestre, em fazer uma leitura coletiva do livro Multitudes Inteligentes, do Howard Rheingold. Apresento a literatura na quarta. Tragam propostas de estudos também!

terça-feira, abril 18

Cultura Livre é lançado no Brasil


Meu povo, corram logo e baixem o livro Cultura Livre (Free Culture), do Lawrence Lessig, o fundador do Creative Commons. Aviso que será bastante utilizado nas disciplinas de Jornalismo Digital que ministro.

O livro é uma das mais importantes publicações sobre o modus operandi da Internet. Para fazer o download, é necessário cadastro no site Trama Universitária, do Portal Terra.

Outra dica importante: vai rolar no RJ, o iCommons Summit, nos dias 23-25 de junho. O autor do livro estará lá. Eu, também.

PS: O Creative Commons - entre outars coisas - é uma licença pública baseada no copyleft.




A espetacularização do Convento da Penha

Que coisa mais kitsch e de mau gosto é a iluminação do Convento da Penha!

Para quem não sabe o símbolo máximo religioso do Espírito Santo está todo iluminado com um feixe azul. Parece que está encapado de papel celofone azul. É a tendência de transformar tudo em circo, tudo em "potencial turístico", que nos últimos anos tem ganhado força. Só falta agora colocar canhão de luz vermelha, amarela, verde etc. Transformaram o convento em boate (rs).

Sem purismos, o problema da iluminação anil é que não dá para exergaro belo convento lá em cima da montanha. Aí fico pensando: realmente o espetacular mais oculta do que torna explícito o mundo.

Temos que ir ao bispo!

O outdoor morreu na política

Vendo a TV Senado agora, acabo de assistir os senadores proibindo a utilização de outdoor nas próximas campanhas eleitorais. A justificativa é que há sempre o privilégio para quem tem mais grana. É o seguinte: os pontos são distribuídos pelo número de candidatos, só que nem todos podem bancar essa mídia. Assim, quem tem mais grana abocanha os "pontos deixados livres".

Agora a lógica é o trabalho de militância. É a diminuição - graças a Deus - do papel da espetacularização da política.

Olha, eu acho que a Internet vai ser a grande mídia das próximas eleições. É ver para crer.




segunda-feira, abril 17

Os melhores sites de 2006

Para quem quer navegar pela lista dos concorrentes ao 10th Annual Webby Awards, o Oscar da Internet, vale a dica. Reúne sites de ativismo aos de beleza. É bom para ver tendências na arquitetura, design e gestão de conteúdos digitais.

[Dica do blog Ecuarderno]


Jornalismo sério? Nem a Lilian escapa de um fait divers



Cômica ou trágica? Veja a história da velhinha que fez a Lilian "Bife com Kibe" sair da sua tônica séria


Para quem busca estudar Mídias Abertas

O jornalista Richard Poynder - autor do blog Open and Shut? - publica o dia a dia do livro que lançará sobre os principais líderes do Movimento Aberto. Há disponível um conjunto de entrevistas com grandes nomes do mundo open source. Destaca-se a entrevista do jornalista Jay Rosen - blogueiro do PressThink - que fundou o jornalismo cidadão.
I concluded, therefore, that a good way of achieving my aims would be to devote each chapter of a book to a Q&A interview with one of the key people — people like John Perry Barlow, John Gilmore, Michael Hart, Richard Stallman, Eric Raymond, Linus Torvalds, Jay Rosen, Lawrence Lessig, Joe Trippi, Harold Varmus, Vitek Tracz, Stevan Harnad, Paul Ginsparg, Cory Doctorow, Yochai Benkler, Richard Jefferson etc. etc.

Li sobre tudo isso no blog de Juan Freire.


Liberdade e Cooperação

Ótimo livro, de Yochai Benkler, com ótimos artigos: The Wealth of Networks. How social production transforms markets and freedom. Trata-se de uma discussão sobre o modo de produção econômica do modelo open source.

O que achei de mais interessante é a forma de difundir o livro. O autor produziu uma página em wiki, em que o usuários podem fazer download do livro (que também é vendido na Amazon), produzir um resenha coletiva do livro, compartilhar exemplos que ilustram a teoria do livro entre outras coisas mais. Um dos papas da Internet, Lawrence Lessig, colocou o livro entre os 10 mais importantes sobre o tema desde a década de 90.

A publicação tem licença Creative Commons.

[Dica do blog de Juan Freire]



Para relembrar II



Para relembrar a piada do presidente sobre Pelotas

PS: é o primeiro post com vídeo, extraído do Youtube.