sábado, dezembro 17

.Notícia para Turma: Prova Final de Jornalismo Digital

Para quem está curioso em saber qual será o conteúdo cobrado para a prova final, já antecipo:

NEGRI, Antonio & HARDT, Michael. Pós-modernização ou Informatização da produção. Império. São Paulo: Record, 2002

MIELNICZUK, Luciana. Sistematizando alguns conhecimentos sobre jornalismo na web. In: PALACIOS, Marcos & MACHADO, Elias. Modelos de Jornalismo Digital. Salvador: alandra, 2003, pp 39-54

LEVY, Pierre. A metáfora do hipertexto. As tecnologias da inteligência. São Paulo, Ediora 34, 1993, pp 21-75



Jornalismo: Impresso x Digital

Já havia colocado um post no blog de jornalismo impresso. Mas esqueci de postar aqui tb, já que o assunto vale para dois âmbitos. Vale à pena mostrar algumas transformações no impresso provocado pelo mundo digital:

Estão rolando alguns debates no SlashDot e a UOl traduziu um artigo interessante de um professor da Universidade da Califórnia. Alguns pontos merecem destaque:

1. A tendência dos jornais standard é caminhar para o formato tablóide. Há jornais que no final de semana se tornam tablóide. Questão de custo, pois as despesas crescem numa velocidade maior do que as receitas (verbas publicitárias).

2. Os jornais não estão satisfazendo novos leitores (que vivem no mundo da mídia on demand). Pessoas com menos de 30-35 anos preferem notícias online.

3. Está desaparecendo o leitor de 7 dias por semana.

4. Há uma proposta de experimentar uma linguagem impressa a partir do jornalismo digital. Ou seja, pensar em produzir noticiário a partir da seguintes questão: quais links poderiam estar associado a esta notícia?

5. Os jornais precisam parar de definir seu negócio como tinta sobre árvores mortas". Frase boa Eric Deggans. MOstra que os jornais precisam multiplicar suas formas de distribuir suas notícias. Não só ficar preso ao impresso. Uma saída seria fornecer on demand notícias online.

É pagar pra ver. Aliás, eu não pago!

quinta-feira, dezembro 15

O que a imprensa não deu e deveria dar

É a inauguração de uma nova seção. Chamará o que a imprensa não deu e deveria dar. Isso para provar que há como ter acesso a pautas e notícias boas varrendo o que está disponível em fontes de informação na Internet.

A p notícia vem da argentina. O governo de lá acaba de pagar a dívida que tinha com o FMI. Estão livres e parecem começar uma inflexão importante na realidade econômica e social. A notícia li num blog e está no Clarin.

São 9 milhões de dólares que serão retirados das reservas. O desendividamento é a marca do governo Kirshnei. Como aqui no Brasil tb.

"Usado, mas em bom estado"

Parece ser o lema do Labcom (laboratório de informática da Ufes), mas não é.

Trata-se do slogan adotado por toda a redação de Western Daily Press para se vender no site de compra e venda Ebay. Os jornalistas foram demitidos, e então, como forma de protesto, entraram no mundo do icomerssi. Colocaram-se à venda, durante sete dias, por 1 libra com a seguinte redação publicitária:
"O ganhador deste arremate terá o direito de contratar a cada um de nós, desempregados, para produzir um jornal ao seu agrado. Este pode ser o começo do seu império midiático. Você está comprando jornalistas, fotógrafos, sub-editores, editores, designers, editores de fotografia e artistas gráficos. Todos do mais alto pedigree".
E aí você compraria? Por quê?

Autodestruição do SMS

Você já não aguenta mais aquelas mensagens SMS que lhe incomodam e ainda ocupam espaço na memória do celular? Pois é, isto vai acabar. A empresa britânica Staellium está colocando no mercado o recurso de aniquilamento das mensagens indesejadas 40 segundos após terem sido enviadas.

A notícia realmente é um alento. Destruir automaticamente SMS vai ser fundamental porque:

- nas campanhas eleitorais do ano que vem surgirá o mobile marketing. Trata-se de envio de publicidade eleitoral via SMS. Imagina você sendo entupido de mensagens do tipo "Vote no Alfredinho da Farmácia", ".. no Cabo Joaquim"...

- Vai se livrar daquelas mensagens de cobrança da sua operadora.

- Vai ter uma nova desculpa para dar para as pessoas: - Você mandou mensagem pra mim? Sério? Acho que o "celular" apagou então...


Entre outras coisas mais.


quarta-feira, dezembro 14

De novo... a televisão digital

Recebi um email da amiga e professora da ECO-UFRJ Ivana Bentes. Trata-se da carta aberta à sociedade brasileira sobre os rumos do debate sobre Televisão Digital no Brasil, produzido pelas associações que defendem e militam a favor da democratização da comunicação.

Sintetizando alguns elementos:

— Os jornais reduziram a potência da TV digital à melhoria na imagem. Quando, na verdade, a TV digital pode romper com a concentração de mídia, à medida que vai possibilitar que grupos e usuários tenham suas próprias TV´s, já que não será tão cara a tecnologia de transmissão de ondas.

— A televisão pode se tornar o eixo da inclusão digital. No Brasil somente 13% tem computador doméstico, enquanto 90%, TV. Ela passará a ser um computador com acesso a web. Logo, o usuário poderá ter acesso ao governo eletrônico, educação à distância, etc.

— O debate em torno da escolha do modelo (europeu, japonês, americano ou brasileiro) é falso. Investir em produzir um sistema genuinamente nacional é uma atitude provinciana, em parte. Há elementos técnicos nos outros modelos que já foram testados e têm êxito. Ao mesmo tempo que temos de qualquer jeito criar tecnologia nacional pois temos uma topografia diferente de outros países, logo, a tecnologia de transmissão de ondas tem de ser produzida por aqui mesmo. Agora a criação do modelo nacional se explica pela diminuição à dependência tecnológica e para fomentar uma indústria nacional.

— Novos sujeitos poderão produzir televisão, como sindicatos, universidades, movimentos sociais, ongs etc. Isto por conta da chamada multi-programação. Ou seja, um canal de TV poderá abarcar quatro (isso se não for adotada a alta definição). Os canais irão do canal 7 ao 69. Então é so fazer a conta e perceber a multiplicidade de canais a surgir. Isso é a porta para a democratização da comunicação.

— Os tubarões da mídia são contra o modelo nacional por diferentes motivos. Primeiro porque adotando os modelos estrangeiros, eles podem negociar direto com as grandes multinacionais da mídia, que são as proprietárias desses modelos (Sony, Phillips, Nokia, Motorolla etc). Segundo, porque temem que as teles passem a fornecer conteúdos interativos via TV digital. E aí como sabemos as teles têm muito mais grana: concorrência pode se tornar desleal. E terceiro: não querem concorrência de conteúdo com os atores sociais, como ongs e movimentos sociais.

— O ministro Hélio costa defende as grandes emissoras de TV. Em tudo. Inclusive, relega as inovações do modelo brasileiro. E já afirmou que é das emissoras que deve partir a escolha do modelo a ser adotado.

[ Saiba mais em: CRIS, ABONG, ABCOM, ABTU, CBC, FNDC ]

Avaliação dos Blogs: critérios

Adotei como critério de avaliação dos blogs as dicas de Nielsen sobre como evitar erros na usabilidade dos blogs. E também avaliei o blog pelos critérios de valor-notícia (principalmente, a capacidade de gerar novidades). A nota não será mostrada nessa seção, por respeito a privacidade de cada um. Só a avaliação do conteúdo dos blogs, já que isso pode servir como dicas para todos.

Vocês podem me procurar hoje, 14/12, no IC II, onde ocorre o debate sobre TV Digital. Darei as notas dos blogs.

Avaliação Polimidia

1. Não há biografia do autor. [ Sem problema ]

2. Não há fotografia do autor. [ Tratem de providenciar. Humaniza a fala ]

3. Os títulos dos posts não descrevem seu conteúdo. [ Não há problemas ]

4. Os links não indicam claramente onde dão. [ Há vários posts em que há o link em uma palavra ou expressão, mas não está claro para onde vai. No post, "sobre a escuta telefônica, há um link (o grampo) que não está claro para onde o usuário vai, bem diferente do link observatório da imprensa ]

5. A freqüência de novidades é irregular. [ Bem atualizado, sem problemas ]

6. Os assuntos de que trata são variados demais. [ Bem focado no tema política e as relações com a mídia. Perfeito ]

7. Esquecer que você escreve para seu futuro chefe. [Procura fazer uma crítica que sai da dimensão panfletária. Falta mais produção "de rua", mas acredito ser esta uma fase a ser inaugurada. Criar matérias e furos próprios. Já começa a dar sinais disto com os posts sobre o Chile ].

8. Não usar clippagem. [Não há esse problema. São textos próprios de análise da mídia. Embora seja dependente do que a imprensa agende ] .

9. Não ter os links organizados. [ Como o blog é jovem, os links ainda não estão organizados em pastas. Contudo, há links de blogs da turma e já um início de linkagem com blogs do mesmo gênero do polimídia] .

10. Qualidade dos posts [ Começou a ficar vagalume, mas os textos sempre tiveram muitos comentários e provocam debates pertinentes ] .

11. Controle de audiência. [ OK ].



Blogo esporte

1. Não há biografia do autor. [ Não tem ]

2. Não há fotografia do autor. [ Não há ]

3. Os títulos dos posts não descrevem seu conteúdo. [ Na maioria das vezes não informa sobre o que contém o texto ]

4. Os links não indicam claramente onde dão. [ Não há links, na maioria, dos posts]

5. A freqüência de novidades é irregular. [ Ruim]

6. Os assuntos de que tratam são variados demais. [ Não há esse problema]

7. Esquecer que você escreve para seu futuro chefe. [Texto noticioso bem construído].

8. Não usar clippagem. [Há dependÊncia das notícias clipadas] .

9. Não ter os links organizados. [ Pouco, quse nenhum link] .

10. Qualidade dos posts [ pouco acrescenta em relação ao que sai no noticiário esportivo ] .

11. Controle de audiência. [ Não há ].

Traduzindo notícias

1. Não há biografia do autor. [ Não tem ]

2. Não há fotografia do autor. [ Não há ]

3. Os títulos dos posts não descrevem seu conteúdo. [ Na maioria das vezes não informa sobre o que é o texto ]

4. Os links não indicam claramente onde dão. [ Não possui esse problema]

5. A freqüência de novidades é irregular. [ Ruim]

6. Os assuntos de que tratam são variados demais. [ Bastante. É um carnaval de temas ]

7. Esquecer que você escreve para seu futuro chefe. [Apesar de muitos temas diferentes para opiniar, os textos seguem um padrão noticioso].

8. Não usar clippagem. [Há bastante] .

9. Não ter os links organizados. [ Poucos links] .

10. Qualidade dos posts [ Longos e desarticulados entre si ] .

11. Controle de audiência. [ Não há ].

Miscelânea Cultural

1. Não há biografia do autor. [ Não tem ]

2. Não há fotografia do autor. [ Tratem de providenciar. Humaniza a fala ]

3. Os títulos dos posts não descrevem seu conteúdo. [ Título sempre substantivo que representa pouco o que é escrito no conteúdo dos posts ]

4. Os links não indicam claramente onde dão. [ Raros links no corpo do post]

5. A freqüência de novidades é irregular. [ Péssima]

6. Os assuntos de que tratam são variados demais. [ Bastante. É um carnaval de temas ]

7. Esquecer que você escreve para seu futuro chefe. [Há uma incipiência de escritos, embora informativos].

8. Não usar clippagem. [Não há esse problema] .

9. Não ter os links organizados. [ Não tem sequer links] .

10. Qualidade dos posts [ Longos e desarticulados entre si ] .

11. Controle de audiência. [ Não há ].

Fala aê

1. Não há biografia do autor. [ Há muito pouca informação sobre a blogueira ]

2. Não há fotografia do autor. [ OK ]

3. Os títulos dos posts não descrevem seu conteúdo. [ Frequentemente os títulos são cifrados. Ou seja, o leitor só vai conseguir decifrá-lo se ler o post. Engano pensar que isso atrai leitor para o conteúdo, ao contrário, leitor só lê aquilo que ele compreende no título]

4. Os links não indicam claramente onde dão. [ Raros os links internos ao conteúdo]

5. A freqüência de novidades é irregular. [ Bem atualizado, sem problemas ]

6. Os assuntos de que trata são variados demais. [Falta a definição sobre do que trata o blog. O próprio nome infantilizado choca-se com o conteúdo sério do blog ]

7. Esquecer que você escreve para seu futuro chefe. [ Texto com postura crítica ].

8. Não usar clippagem. [Não há esse problema. ] .

9. Não ter os links organizados. [ Não há links] .

10. Qualidade dos posts [ Os conteúdos opinativos são muito bem estruturados, embore soe panfeltário algumas vezes. Os posts literários soam como alívio em determinados momentos, mas indico que a autora crie um blog literário. Obterá maior êxito para sua veia poética. ] .

11. Controle de audiência. [ OK ].

terça-feira, dezembro 13

Espaço ambiental

1. Não há biografia do autor. [As autoras disponibilizam o email, mas não as caracterizam ]

2. Não há fotografia do autor. [ Tratem de providenciar. Humaniza a fala ]

3. Os títulos dos posts não descrevem seu conteúdo. [ Não há esse problema, apesar de alguns escorregões]

4. Os links não indicam claramente onde dão. [Não fica claro a associação entre link e a palavra escolhida]

5. A freqüência de novidades é irregular. [Teve uma média regularidade]

6. Os assuntos que tratam são variados demais. [Sem problemas ]

7. Esquecer que você escreve para seu futuro chefe. [Informativo e opinativo com um padrão jornalístico].

8. Não usar clippagem. [Caiu na tentação, mas soube utilizar adequadamente ] .

9. Não ter os links organizados. [ Não há links sobre meio ambiente. Falha grave] .

10. Qualidade dos posts [Já comentado] .

11. Controle de audiência. [ Há contador, mas não há o controle]

Dvaneios

1. Não há biografia do autor. [As autoras disponibilizam o email, mas não as caracterizam ]

2. Não há fotografia do autor. [ Tratem de providenciar. Humaniza a fala ]

3. Os títulos dos posts não descrevem seu conteúdo. [ O nome do blog retrata bem o seu conteúdo: não tem ném cabeça. É puro éter ]

4. Os links não indicam claramente onde dão. [ Poucos links internos]

5. A freqüência de novidades é irregular. [ É irregular]

6. Os assuntos sobre que tratam são variados demais. [Não há foco algum ]

7. Esquecer que você escreve para seu futuro chefe. [O texto segue o estilo editorial. São frequentemente bem fundamentados].

8. Não usar clippagem. [Caiu na tentação, mas soube utilizar adequadamente ] .

9. Não ter os links organizados. [ Há poucos links . Falha grave] .

10. Qualidade dos posts [Já comentado] .

11. Controle de audiência. [ Não há]

Cultura e Entretenimento

1. Não há biografia do autor. [As autoras sequerwm tem email de contato ]

2. Não há fotografia do autor. [ Tratem de providenciar. Humaniza a fala ]

3. Os títulos dos posts não descrevem seu conteúdo. [ Não há problemas ]

4. Os links não indicam claramente onde dão. [ Poucos links internos]

5. A freqüência de novidades é irregular. [ Alcançou uma regularidade]

6. Os assuntos de que tratam são variados demais. [ Bem focado no tema cultura para alunos da Ufes. Perfeito ]

7. Esquecer que você escreve para seu futuro chefe. [A escrita é boa, como se as autoras tivessem escrevendo para qualquer veículo de comunicação jornalístico. O estilo é de jornalismo de nota].

8. Não usar clippagem. [Não há esse problema. ] .

9. Não ter os links organizados. [ Há poucos links que poderiam ser de utilidades para os alunos. Falha grave] .

10. Qualidade dos posts [Muito informativo, apesar de abusar do colorido das fontes. Ninguém respeita isto ] .

11. Controle de audiência. [ Não há]

Comunicadores 2004

1. Não há biografia do autor. [As autoras sequerem tem email de contato ]

2. Não há fotografia do autor. [ Tratem de providenciar. Humaniza a fala ]

3. Os títulos dos posts não descrevem seu conteúdo. [ Não há problemas ]

4. Os links não indicam claramente onde dão. [ Poucos links internos]

5. A freqüência de novidades é irregular. [Apesar de não ser diário, alcançou uma regularidade]

6. Os assuntos de que tratam são variados demais. [ Bem focado no tema notícias de sala de aula. Perfeito ]

7. Esquecer que você escreve para seu futuro chefe. [A esc rita é MSN. Não possui um estilo jornalístico].

8. Não usar clippagem. [Não há esse problema. ] .

9. Não ter os links organizados. [ Como se trata de notícias sobre a sala, poderia fornecer informações sobre links que ajudaria nas atividades de sala de aula] .

10. Qualidade dos posts [Informativos com doses de fait divers].

11. Controle de audiência. [ Não há]

Cinema e Criatividade

1. Não há biografia do autor. [As autoras sequer tem email de contato ]

2. Não há fotografia do autor. [ Tratem de providenciar. Humaniza a fala ]

3. Os títulos dos posts não descrevem seu conteúdo. [ É irregular esse item. Há muitos posts que sintetizxa bem no título o corpo da mensagem, mas há uma outra metade que fica meio esquisito. Vide: Mademoiselle(Senhorita) ]

4. Os links não indicam claramente onde dão. [ Poucos links internos]

5. A freqüência de novidades é irregular. [ É irregular]

6. Os assuntos de que trata são variados demais. [ Bem focado no tema cinema e vídeo. Perfeito ]

7. Esquecer que você escreve para seu futuro chefe. [A escrita é boa, como se as autoras tivessem escrevendo para qualquer veículo de comunicação jornalístico].

8. Não usar clippagem. [Não há esse problema. São textos próprios de análise da mídia. ] .

9. Não ter os links organizados. [ Não há links sobre cinema. Falha grave] .

10. Qualidade dos posts [Trata mais de informar do que analisar criticamente. É muita sinopse e pouca análise ] .

11. Controle de audiência. [ Não há].

Álcool e Prozac

1. Não há biografia do autor. [ Não tem ]

2. Não há fotografia do autor. [ Tratem de providenciar. Humaniza a fala ]

3. Os títulos dos posts não descrevem seu conteúdo. [ Os poucos posts que tem aparece sempre um título noticioso para um texto opinativo. Fica sempre meio esquisito ]

4. Os links não indicam claramente onde dão. [ Não há links no corpo do post]

5. A freqüência de novidades é irregular. [ Péssima]

6. Os assuntos de que tratam são variados demais. [ Bastante. É um carnaval de temas ]

7. Esquecer que você escreve para seu futuro chefe. [Há uma incipiência de escritos].

8. Não usar clippagem. [Não há esse problema] .

9. Não ter os links organizados. [ Não tem sequer links] .

10. Qualidade dos posts [ OPinião bem estruturada, uma pena que disserte sobre assuntos diversos. ] .

11. Controle de audiência. [ Não há ].

Avaliação Grito Sufocado

1. Não há biografia do autor. [ Sem problema ]

2. Não há fotografia do autor. [ É bom providenciar. Humaniza a fala ]

3. Os títulos dos posts não descrevem seu conteúdo. [ Há alguns problemas, sim. A ânsia de opinar às vezes fica descolada do desejo de informar. Exemplo: no post "joão kleber fora do ar", o conteúdo revela a série de programas que começou no último dia 12 como direito de resposta ao programa Tarde Quente. O título afirmava o que ficava fora do ar, o post o que iria ao ar. Apesar dos deslize, foi um pecado menor]

4. Os links não indicam claramente onde dão. [ Tem no interior do conteúdo dos posts sempre uma preocupação de contextualizar a informação com links, contudo, às vezes tem link demais. Alguns óbvios e desnecessário, como o da Assembléia Legislativa (apareceu num post sobre tv digital). Mas, no mais, o padrão é bom]

5. A freqüência de novidades é irregular. [ Bem atualizado, sem problemas ]

6. Os assuntos de que trata são variados demais. [Os impulsos literários às vezes atrapalham. Além disso, o objeto da crítica também é múltiplo. Poderia como sugestão definir alguns temas básicos da crítica. O fato de estar na AL faz com que tenha coisas que niguém noticia. Isto poderia ser um tema importante do blogueiro. ]

7. Esquecer que você escreve para seu futuro chefe. [ É perigoso neste sentido. .. já que tem o estilo eu odeio a mídia ].

8. Não usar clippagem. [Não há esse problema. São textos próprios de análise da mídia ] .

9. Não ter os links organizados. [
Começa agora uma organização em pastas. O blog começa a entrar numa versão 2.0, em termos de organização de links] .

10. Qualidade dos posts [ Os conteúdos opinativos são muito bem estruturados, embor soe panfeltário algumas vezes. Os posts literários soam como alívio em determinados momentos, mas indico que o autor crie um blog literário. Obterá maior êxito para sua veia poética. Indico que dê mais informações sobre curiosidades do dia a dia na AL ] .

11. Controle de audiência. [ OK ].

domingo, dezembro 11

Manifesto contra Censura no ES

A política de grampo dos órgãos de Segurança Pública e da Justiça do Espírito Santo é uma evidência do absurdo que é o poder no ES. É interessante notar que a maior parte dos crimes cometidos no ES não vem do tráfico ("primitivo e gelatinoso" nessas terras), mas da própria estrutura oficial do poder, que contém uma banda podre incalculável.

O exemplo do grampo às redações da Rede Gazeta fazem parte desse contexto de terra sem lei. Democracia completamente fragilizada aqui nessas bandas.

Vou preparar um manifesto contra a censura oficial e a favor da imprensa. Quem quiser assinar que se manifeste.