terça-feira, outubro 11

Difícil vida dos solterões

Já é tenso viver sozinho (o que significa ir ao supermercado e comprar um cenoura pra não estragar alimentos na geladeira), agora, vai se tornar pior. Isto porque nos EUA os especialistas e-commerce já decretaram o fim do online dating - sites de encontros amorosos ou de agências que conseguem o príncipe encantado pós 40.

Na real, acho que o q aconteceu foi: não tem mais coroa pra coroa. Os q tinham já se arranjaram ou... morreram (rarara!)

Sites de encontro frustram e já registram crescimento menor

Quem controla a Net?

Nas últimas aulas, estamos estudando a emergência e a natureza da web como ambiente comunicacional. Vimos que a genealogia da internet reside na ausência de comando, de controle (era uma forma dos militares mater em sigilo suas informações). Essa ausência de centralização stimulou uma geração a produzir a Web de forma anárquica, anônima e customizada.

Acontece que a estrutura física, o controle da infra-estrutura da rede, sempre esteve nas mãos do EUA, que são o xerife da rede. Agora os países europeus, latino-americanos e africanos estão se posicionando contra essa governabilidade norte-americana. A solução seria a criação de um Consleho Global da Internet, que cuidaria de refletir e atuar em áreas como o spam, o crime em rede etc.

Vale à pena a ler o noticiário sobre o tema:

Especialistas criticam controle dos EUA na gestão de internet
Europa insiste na democratização do controle da internet
EUA causam mal-estar ao dizer que mantêm controle sobre web

segunda-feira, outubro 10

Quantos sites têm a Internet?

Segundo pesquisas inglesas, a Web contém cerca de 74 milhões de sites. O Google declarou que precisaria de 300 anos para localizar tudo isto. É mole!

Fiquei até cansado!

Jornalismo vai morrer?

Ótima leitura para fazer: Dominique Wolton, em entrevista para o Clarin, reforça a idéia de que a figura do jornalismo - mesmo com a pluralidade de mídias digitais customizadas, não vai morrer. Ao contrário tende a ser cada vez mais valorizada. Em uma sociedade cada vez mais globalizada, em que as informações são excessivas, o papel da mediação é fundamental.

O jornalismo vai ser o mediador ou eliminador dos excessos. Será?

Só curtir a entrevista.

domingo, outubro 9

O email como Gênero Digital

A próxima aula (quarta, 19) é dedicada ao email. Essa tecnologia que sobrevive a todas as inovações. Não vejo ninguém falar em o fim do email, pelo menos. Li no IDG que já há tecnologia sendo criada para acabar com o DVD (não vou colocar o link disto pq acho inútil).

Pois é... mas retornando o lead: não esqueçam da leitura do texto Email: um novo gênero textual, de Vera Paiva.

Quem não lê, vou mandar spam e correntinha.

Ciao

Celular no indicador

O dedo indicador, o popularmente chamado de fura bolo, serve como sabemos para muitas coisas... mas agora vai ganhar uma nova serventia: cabide de celular. É isto aí, em vez da mulherada guardar o aparelhinho na bolsa, vai usar como se fosse um anel. O celular foi apresentado em uma feira internacional sobre a questão digital.

Seguno site da UOl Tecnologia,
"O usuário encaixa o aparelho no indicar, como um anel gigante, e leva-o ao ouvido. Segundo a empresa japonesa, é ideal para ouvir em locais muito barulhentos. O celular também recebe ordens (como ligar e desligar), pelos estalos dos dedos".