sexta-feira, março 3

Regras para design da interação

Parece esquisito, mas preferi traduzir Interaction Design por desenho da interação. É como os designers chamam as estratégias para proporcionar uma interatividade segura com os usuários em suas páginas.

Há um texto maravilhoso sobre isto, em espanhol. Chama-se em bom português Princípios iniciais do Desenho da Interação, de Bruce Tognazzini. Alguns deles:

- antecipação: um bom design sempre se antecipa aos desejos e necessidades dos usuários.
- daltonismo: cuidado com texto colorido. 10% dos aultos são daltônicos.
- consistência: ter estruturas visíveis (ícones, por exemplo) e invisíveis (é como aquela cachorinho da ajuda do world, é invisível, mas não é), atalhos teclados sempre funcionando, evitar a uniformidade, testar um design com a ajuda dos usuários etc.
- eficácia do usuário: busque a eficácia do usuário e não do computador.

Adorei uma coisa neste texto. Ele relata uma tal de Lei de Fitt [o tempo necessário para alcançar um objeto é diretamente proporcional a distância e ao tamanho do objeto]. Agora eu entendi porque eu detesto navegar na internet pelo celular. Os ícones são minúsculos. Na nevagação por desktopo, há páginas que os ícones ficam longe do movimento do nosso mouse. É péssimo isto mesmo.

Uma outra informação bacana é que as áreas de maior clicabilidade de uma páginas são os cantos delas.

Dica do Blog Ecuardeno