quarta-feira, março 1

Chat é algo sigiloso?

Tem gente que pensa que chat é terreno para o vale-tudo, desde é claro, que seja algo anônino. No Brasil isto já não é mais assim. O Supremo não aprovou o chat como comunicação sigilosa, como são as no telefone. Logo, aquela conversa que quase todo internauta fez, faz ou fazerá em certos chats podem ser provas contra quem tecla.

Isto abre por exemplo uma brecha para questão do controle principalmente em programas de comunicação instantâneas, como o MSN.

Vocês sabem que eu conheci uma pessoa que estava no MSN metendo o pau no chefe com um interlocutor no MSN. Conversa vai, conversa vem, até que a figura descobriu que o interlocutor era o próprio chefe. Demissão. Esse caso ilustra uma coisa importante. Com a medida do STJ, quem cometer esse tipo de "delito" vai ser demitido por justa causa. Sai do emprego com uma mão na frente e outra atrás.

Além disso, quem ficar espionando a conversa alheia não vai ser penalizado. Isto tem um lado bom e outro ruim. O lado bom é que torna tudo na web público. O ruim, abre a brecha para espiões. Tem gente que adora fazer conversa no MSN, copiá-la e mandar pra alguém. Agora isto é algo legal. Quem bom que seja!

Cada vez mais a web carrega consigo essa contradição entre público e privado, criando uma outra noção: o comum. O chat é um dispositivo comum, pertence a todos. Para o bem ou para mal.