terça-feira, março 21

Orkut e a Sociedade do Espetáculo - III

A visibilidade espetacular compreende um ocultamento. É um retrato do que é a mídia de massa: ela oculta, fragmenta e isola o pólo receptor. É uma tecnologia mais de irradiar. Sem muita retro-alimentação.

O Orkut - apesar do conjunto de problemas , como o controle de informação por parte do Google - traz consigo um desejo de liberdade de expressão. Todos se expressam. De diversas formas: frívolas, informativa, mnemônicas, etc. Isto porque os mídias digitais nasceram do desejo de que os sujeitos possam dialogar, escrever o que pensa, expressar o que vê, narrar suas experiências. Isto sem a mediação de ninguém.

A visiblidade do sujeito se mostra como uma ação. Uma ação de produzir comunidades virtuais. De produzir espaços sociais que têm em comum pensamentos, desejos, estilos, posicionamentos. O pensamento produz. O receptor torna-se usuário. Produz sentido.

Na vida real, estamos conversando mais com o vizinho pela net do que face-to-face. Talvez porque esse aparato web possibilita um máximo de expressividade, algo que a comunicação interpessoal naõ é tão capaz.