sexta-feira, março 24

Off topic: a conquista das cotas raciais

Estou no RJ. Coisas do doutorado a cumprir. Mas daqui fiquei super orgulhoso da Universidade que dou aula e fui aluno. Ontem foi aprovado o sistema de cotas sociais, um grande avanço, ou melhor, um enorme avanço.

No Brasil, as desigualdades sociais têm cor. Ela é negra. 70% dos pobres no Brasil são negros, que são condenados a limpar os vasos dos shopping centers. Há um ano estou trabalhando questões ligados à educação. E nessa área os dados raciais e sociais são alarmantes. Cerca de 80% do aluno negro com 18 anos de idade acaba saindo da escola porque precisa trab alhar para ajudar a família. Ele estuda e trabalha ao mesmo tempo. Acaba concluindo o segundo grau com 20, 21 anos. E o pior: somente 3% deles conseguem entrar no ensino superior. Menos de 1% no ensino superior público federal.

Boa parte das pessoas negras também não se assume, com medo e preconceito, sua identidade negra. Optam pela parda.

As cotas vão ser parte de uma política afirmativa, que reúne ações como bolsa de estudo, inserção em programas de iniciação científica, etc.

É o começo para que se tenha no ES um mercado de trabalho qualificado e mais colorido. O que vai significar o aumento de médicos, professores universitários, arquitetos, jornalistas, negros.

Parabéns para todos que votaram a favor!!!!