domingo, março 26

Cronologia da Internet

Um ótimo link é o texto de Paulo Vaz, publicado na revista Lugar Comum nº 13-14. O título se chama Cronologia da Internet. E mostra como a Internet é produto do desenvolvimento tecnológico, de movimentos sociais e acontecimentos políticos. Para citar três inventos fantásticos:

- 1969: a Arpanet.
uma linha telefônica exclusiva e adaptada à velocidade requerida pelo sistema permitiu que os modems de 2 computadores remotos pudessem se comunicar diretamente e transmitir dados com a rapidez necessária. O resultado foi a Arpanet. Dois anos depois de ter sido criada, a Arpanet já tinha 23 grandes computadores conectados e interligados, transferindo informações uns para os outros.
- 1970: o ícones.

Para que o usuário de um Alto não tivesse que decorar e digitar milhares de instruções, os cientistas criaram pequenos desenhos que ficavam na tela, através dos quais era possível abrir os programas. Eram os ícones, sem os quais 99% de nós não saberíamos como operar um micro;
- 1968: o mouse
Para abrir ícones, foi usado um pequeno aparelho conectado ao micro. Ao movê-lo, o usuário via um pontinho caminhar na tela, reproduzindo o movimento feito com a mão. Era o mouse, permitindo a manipulação direta. O mouse foi inventado em 1968.