terça-feira, abril 11

O jornalismo para o Google

Assunto abordado por Enrique Dans: está rolando uma praga na edição de texto: a escrita direcionada para motores de busca. Explico: como podemos monitorar a audiência online, recebemos diariamente usuários que encontra este blog após uma pesquisa (por palavra-chave) nos motores de busca, como Google, Yahoo etc. Assim temos como saber quais foram essas palavras-chaves, logo, podemos intensificar posts sobre esses temas, ganhando ainda mais o "olhar dos motores de busca".

Assim, se eu noto que sempre recebe usuário, vindo de resultado de busca no Google utilizando a palavra "televisão digital", começo a escrever mais a palavra (tanto nos títulos com no corpo do texto) em post sobre o tema ou não. Isto faz com que eu receba uma avalanche de usuários.

A questão se revela um problema, já que coloca na pauta do dia para quem escrevemos: para o usuário ou para o Google?

Minha opinião: Tenho notado - monitorando a audiência daqui - que os usuários deste blog está cda vez mais vindo do Google, contudo, estes ficam muito pouco no blog. Coisas de segundos. Logo, não podemos perder o foco original da blogosfera: produzimos para um público primário: a nossa comunidade. Neste casos, meus alunos e meus amigos. O que vier é lucro: tem haver com a credibilidade das informações e dos debates que circulam por aqui.

3 Comments:

At 12:30 AM, Blogger Luciana Wernersbach said...

optei por ainda nao monitorar a audiencia do meu blog.
na verdade, nao vou deixar de escrever o que quero por causa de outros q vao buscar certa palavra.
Se a palavra for Alemanha ou berlim, por exemplo, eles podem me encontrar pq é o q estou fazendo. mas porque um dia escrevi sobre a ivete, nao quer dizer q vou aumentar minhas matérias sobre ela para que seus fãs a leiam...

 
At 12:57 AM, Anonymous Anônimo said...

malini, mas há uma outra forma de acesso ainda. Pelo mozila firefox se vc digitar "jornalismo on line ufes" no campo de endereço (onde no Internet Explorer teria q colocar o endereço completo) ele já abre seu blog cujo endereço nem sequer tem a palavra online. Agora, não sei se esse sistema de busca do firefox esta conectado ao google, eu acredito q sim, mas é algo para se ver...

 
At 8:12 PM, Blogger Fabio Malini said...

legal, thalles, não sabia disto

 

Postar um comentário

<< Home